Dor Orofacial e Disfunção Temporo-Mandibular

Quando se refere à dor orofacial, compreende-se as que se originam ou repercutem nas estruturas da face. Nesse sentido, existem múltiplos fatores causais da dor orofacial além dos odontológicos: neurológicos, otorrinolaringológicos, oftalmológicos, psiquiátricos, dentre outros, sendo o Cirurgião Dentista indispensável no diagnóstico e no tratamento dos pacientes acometidos de dores orofaciais. Inúmeras são as causas odontológicas conhecidas: dentes; gengivas; língua; bochechas; ossos da face; músculos da face; neuralgias; disfunções das articulações temporo-mandibulares (ATM). A dor se integra a um sistema de defesa do organismo, que serve como alarme para avisar quando existe algo de errado. Esta pode ser aguda, que tem uma duração curta, ou crônica, quando persistir por um longo período de tempo. As dores agudas normalmente desaparecem quando devidamente tratadas, porém, as dores crônicas normalmente necessitam de uma investigação mais precisa e um tratamento mais prolongado. Estudos recentes demonstram que as Disfunções Temporo-Mandibulares (DTM) são as causas mais comuns de dores crônicas. Disfunção Temporo-Mandibular é um termo genérico que se refere às anormalidades relacionadas às Articulações Temporo-Mandibulares, podendo haver diversos fatores associados, como alterações dos músculos da mastigação, alterações nos ligamentos acessórios da articulação, alterações intrínsecas à própria articulação, doenças degenerativas, tumores, elementos tensionais e aspectos emocionais. Existem diversos tratamentos para as dores crônicas orofaciais, sendo necessário a identificação das causas e um diagnóstico preciso, e assim, proporcionar um tratamento adequado para cada caso, que pode ser desde uma abordagem clínica conservadora e/ou cirúrgica.

Fone: (11) 2028 - 6981
Cel: (11) 99622-3173